Interrupções de energia em Manaus devem ter fim em abril, diz Eletrobras .

Em reunião entre a Eletrobras Amazonas Energia e o Governo do Estado, autoridades locais definiram um prazo para minimizar os problemas de falta de energia em Manaus. Segundo a concessionária, o sistema está sendo modernizado para evitar o problema. Em dois meses, nove subestações, das dez já em construção, deverão entrar em funcionamento.
De acordo com a Eletrobras, os constantes picos devem chegar ao fim em abril. A empresa explicou que os equipamentos usados atualmente para o fornecimento de energia têm mais de 30 anos e estão sendo substituídos. As melhorias no sistema energético, que contabilizam investimentos de R$ 524 milhões realizados nos últimos dois anos, preparam a capital para a interligação total ao Linhão de Tucuruí.
Em operação experimental desde julho de 2013, o Linhão de Tucuruí ainda não tem uma data fixada para o início da chamada operação comercial, quando o sistema entra em funcionamento de maneira integral. Segundo o diretor interino da Amazonas Energia, Luiz Hiroshi, a data da operação comercial será definida pelo operador nacional do sistema. Com a interligação ao Linhão, Manaus é incorporada ao sistema nacional de energia brasileiro com capacidade de geração de 1,8 mil megawatts, quantidade acima do consumo máximo registrado na capital, que foi de 1,350 MW.
A concessionária explicou que mais de 50% da cidade já está recebendo a nova rede de distribuição. No entanto, segundo a empresa, é necessário desligar a energia para realizar a troca do sistema. Este seria o motivo das constantes falhas na distribuição. A companhia informou que todo fim de semana algum ponto da cidade sofre racionamento. "As alterações para melhoria do sistema têm gerado desconforto passageiro, mas são necessárias. A empresa tem optado pelo trabalho no final de semana, com revezamento por regiões", explicou Hiroshi.
A Eletrobras justificou ainda que o grande número de ligações clandestinas também contribui para os apagões. Os prejuízos com 'gatos' chegam a R$ 400 milhões por ano.
fonte:G1 amazonas
Share on Google Plus

Sobre voz manauara

Somos uma empresa virtual, a qual temos como objetivo levar notícias diárias aos nossos leitores, preservando sempre a veracidade e a responsabilidade dos conteúdos publicados.
    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários:

Postar um comentário