Edital de concurso público da Polícia Civil do AM deve ser lançado em maio.

                               

Edital de concurso público da Polícia Civil do AM deve ser lançado em maio

Informação foi divulgada pelo delegado geral Orlando Amaral.
Números de vagas e cargos ofertados no concurso não foram definidos.

Delegado-geral Orlando Amaral explicou quais procedimentos estão sendo realizados para o concurso (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Delegado-geral Orlando Amaral explicou quais procedimentos estão sendo realizados para o concurso (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
O edital do concurso público da Polícia Civil do Amazonas deve ser lançado em maio deste ano. A previsão foi divulgada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, na manhã desta segunda-feira (6). Segundo ele, o número de vagas e cargos que devem ser ofertados no concurso ainda serão definidos.
Em junho de 2014, o Governo anunciou o lançamento do concurso. Porém, o processo seletivo não foi realizado no prazo previsto. Inicialmente, o governo divulgou que o concurso teria 548 vagas para nível superior com oportunidades para os cargos de investigador (340), escrivão (129) perito (40) e delegado de polícia (39). Entretanto, este volume de vagas poderá sofrer alterações.
O delegado-geral Orlando Amaral explicou que uma comissão interna da Polícia Civil foi nomeada para realizar um levantamento, que norteará a definição dos cargos e vagas do concurso.
"Estamos fazendo um trabalho criterioso, verificando a situação particular de cada distrito policial e delegacia para instruir um processo bem feito e apresentar ao governador um quantitativo necessário, mas viável para que possamos aumentar o efetivo. A princípio terão prioridades as vagas para cargos de investigador e escrivão, mas estamos estudando a possibilidade de incluir também cargo de perito e delegado", justificou Amaral.
A intenção da cúpula da Polícia Civil é contar com reforço dos novos servidores aprovados em concurso público em 2016. "Ainda temos deficiências de efetivo e o Governo do Estado prometeu concurso público. Com mais um ano contaremos com o efetivo desse concurso e, com isso, vamos dar apoio tanto para as delegacias da capital como para as do interior", ressaltou o delegado geral.
Mudanças
Ao assumir o comando da Polícia Civil, Orlando Amaral iniciou uma série de mudanças nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e nas Delegacias Especializadas da capital. Dentre as alterações, o delegado-geral determinou o remanejamento de delegados titulares. Para o delegado-geral, as medidas têm gerado resultados positivos.
"Fizemos sensíveis mudanças tanto na cúpula da Polícia Civil como também em departamentos, delegacias especializadas e distritais. Está claro que essas modificações estão dando resultados e em menos de três meses de gestão já apreendemos acima de 2 toneladas de drogas. A Delegacia de Homicídios está dando resultados em vários casos de repercussão foram identificados e presos os criminosos, inclusive quadrilhas de pistoleiros foram presas. Então é uma equipe comprometida com atividade policial", avaliou o delegado-geral.
Caso foi registrado no 1º DIP, no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
O planejamento da Delegacia-Geral é executar ações de melhorias na estrutura física e operacional da Polícia Civil em Manaus e no interior do Amazonas. "Iniciamos um levantamento criterioso da situação de cada distrito do interior do estado através do Departamento de Polícia do Interior. Isso vai ser levado ao secretário de segurança e posteriormente ao Governo do Estado. Sabemos da questão da deficiência, da grande quantidade de presos nas unidades policiais com efetivo reduzido. Deficiências também de viaturas, mas está sinalizada também a aquisição de 700 viaturas", afirmou o delegado-geral.
A Polícia Civil informou que pretende manter uma rotina de operações para combater o tráfico de drogas e crimes contra a vida. "Além do trabalho investigativo que é a função da Polícia Civil, nós estamos também participando de operações programa pela secretaria. Estamos trabalhando no mapeamento de áreas vermelhas de tráfico de drogas e homicídios na capital", comentou Orlando Amaral.
Share on Google Plus

Sobre voz manauara

Somos uma empresa virtual, a qual temos como objetivo levar notícias diárias aos nossos leitores, preservando sempre a veracidade e a responsabilidade dos conteúdos publicados.
    Blogger Comentário
    Facebook Comentário

0 comentários:

Postar um comentário