Terceira parcela do Alvará 2013 venceu nesta terça (14).
Os proprietários de imóveis de Manaus já podem consultar o valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício de 2014, e imprimir a notificação com as guias de pagamento. As informações estão disponíveis no portal da Prefeitura de Manaus, no link ‘IPTU’. A prefeitura informou ainda que a terceira parcela do Taxa de Verificação de Funcionamento Regular (Alvará 2013) ainda pode ser emitida, o vencimento ocorreu na última terça-feira (14).
De acordo com a prefeitura, o contribuinte poderá dividir em até 10 parcelas o valor do imposto. Até 2013, o pagamento poderia ser dividido em até sete vezes. Quem optar pelo pagamento em cota única, de acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), será beneficiado com um desconto de 17% sobre o valor do IPTU devido. Porém, para obter o abatimento, o contribuinte precisa estar adimplente com o fisco municipal. O vencimento da cota única e da primeira parcela acontece no dia 14 de março.
saiba mais
NúmerosA Prefeitura de Manaus contabilizou para este exercício uma base de 506 mil cadastros imobiliários tributáveis, aproximadamente 10 mil a mais que 2013. Somado, o lançamento deste ano deve gerar uma receita de R$ 266 milhões aos cofres da Prefeitura de Manaus. Na comparação com o ano passado, a receita gerada pelo lançamento do IPTU avançou 24,3%. Em 2013, o órgão contabilizou uma inadimplência acima de 55%, uma das mais altas do Brasil. De acordo com a Prefeitura o principal investimento com o dinheiro arrecadado será na continuidade das obras de infraestrutura de Manaus.
Notificação
O lançamento já disposto no endereço eletrônico da Prefeitura, a notificação com todos dados do IPTU 2014, além dos boletos de pagamentos, serão enviados para distribuição pelos Correios até o início do mês de fevereiro.
Para quaisquer esclarecimentos sobre o IPTU, o contribuinte poderá procurar o atendimento do Manaus Fácil, localizada na rua Japurá, 488, Praça 14, zona Sul, ou em qualquer um dos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs).

2013 por falta de alvará
(Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Nesta terça-feira (14) venceu a 3ª parcela da Taxa de Verificação de Funcionamento Regular (Alvará 2013). As guias para pagamento deverão ser emitidas diretamente no Portal da Semef. As demais parcelas venceram ainda em 2013.
A secretaria informa que os documentos necessários para Pessoa Jurídica e Empresário são Certidão de bombeiros Licença sanitária, quando couber; Certidão de informações técnicas (IMPLURB); Formulários fornecidos pela SEMEF: Boletim de Informação Mercantil (BIM) preenchido sem rasuras; Requerimento do Mercantil P.Jurídica ; Declaração(de acordo com o inciso I §1º do Art. 1º da Lei 859/05); Autorização do dono do imóvel; Habite-se para atividade a ser desenvolvida no local; Licença sanitária quando couber; Licenciamento ambiental (SEDEMA); Original para conferência e cópias: Cópia CPF e RG; CNPJ atualizado; Contrato social ou declaração de empresário ou ata e/ou estatuto; Contrato de locação ou autorização de uso de imóvel atualizado (com firmas reconhecidas) e Taxa de expediente.
O requerente deve preencher, obrigatoriamente, o campo do BIM “área útil para desempenho da atividade”; Se o pedido de inscrição for através de procurador, anexar cópia de procuração (autenticada), CPF e RG do procurador; O endereço em que for constituído o estabelecimento deverá ser exatamente o mesmo descrito no cadastro imobiliário (IPTU). Se houver contrato de locação o endereço também deverá ser o mesmo do IPTU.
Ao longo de 2013, diversas casas de show foram interditadas pela falta de Alvará de funcionamento. O último caso de repercussão foi o da boate Remulos, interditada após irregularidades constatadas em fiscalizações do poder público municipal.
Fonte:G1 amazonas
0 comentários:
Postar um comentário